Relatório XI 17/07/2014 (IV Pilares)

Aula XI

Técnica:

Aquarela

Material:

Canson A4, Pincéis chatos macios no. 18, tintas (3 cores primárias), base impermeável, potes para água, bandeja para mergulhar papel, esponjas, potes para diluição da tinta, panos.

Participantes:

Gabriela, 13, Henrique, 13, Matheus, 14

Recursos Humanos:

Deriana Miranda – professora

Tema:

Mitologia Nórdica – O Sequestro de Idun

Caminho:

Passo I

Lembramos das histórias da cosmogonia nórdica todas que foram contadas nas dez aulas antes das férias.

Foi especialmente dedicado um tempo para “Os Presentes de Loki para os Deuses”, já que nem um dos dois meninos estivessem presentes.

A Professora contou a história “O Sequestro de Idun”.

Passo II

Pintamos em verde com tons de amarelo e vermelho a ‘fruta’ plena de vitalidade que Idun oferecia aos Deuses.

Passo III

Pintamos o fogo em que morre o gigante Thiazi ou, alternativamente, o momento em que Loki leva Idun à Floresta (Gabriela).

Percepção

Todos estavam entusiasmados com a volta às aulas. Faltando 20 minutos para o encerramento a professora convidou o grupo para fazer uma segunda pintura, o que foi efusivamente comemorado por todos.

Gabriela mostrou falta de ritmo e de memória, estando basicamente entregue a sua própria fantasia, mais que ouvindo de fato a história (interpretação romântica de um detalhe da história que não tinha este cunho de maneira nenhuma). Reportou muitas horas de computador. A volta às aulas vai demandar sono regular, diminuição de açúcar e das horas no computador – o que está consumindo sua vitalidade e alheando do mundo. Isso se for de interesse que ela retome sua capacidade de memória e saúde.

Henrique pareceu mais agressivo do que normalmente com comentários ácidos e brincadeiras cruéis a respeito das coisas que Gabriela dizia ou fazia. Absorveu-se na história e na pintura com muita sede.

Próxima aula: “Os filhos de Loki”