Relatório IX - 5/6/14 (IV Pilares)

Aula IX

Técnica:

Técnica da Aquarela, a roda das cores e as oposições – deuses a volta da tina onde nasce Kvasir

Material:

Canson A4, Pincéis chatos macios no. 18, tintas (3 cores primárias), base impermeável, potes para água, bandeja para mergulhar papel, esponjas, potes para diluição da tinta, panos.

Participantes:

Henrique, 13, Gabriela 13, Matheus, 15

Recursos Humanos:

Deriana Miranda – professora

Tema:

Guerra e Paz entre os deuses, o nascimento e a morte de Kvasir – a bebida da poesia

Caminho:

Passo I

Revisão de Gullveig

Contação do motivo da guerra, do ritual pela paz, do nascimento e da morte de Kvasir e da busca de Odin pela bebida mágica

Passo II

Pintura fase I: amarelo e vermelho

Pintura fase II: o nascimento das cores sobre o fundo criado.

Provocamos uma busca mais consciente das cores “Há muitos verdes entre este verde e este amarelo, muitos verdes entre este verde e este azul para buscar ainda…” “Há muitos alaranjados entre a amarelo e o alaranjado e muitos entre o vermelho e o alaranjado”

Pintura fase III: a busca da presença das cores opostas umas sobre as outras.

Resultado:

Todos conseguiram buscar cores e se surpreenderam com a multiplicidade de tons intermediários. Houve surpresa, também na presença dos opostos sobre a pintura.

A sessão estava agitada e exigente. Foi custoso manter a forma, que aconteceu somente no final. (Curiosamente a contenção explodiu ao fim na quebra de uma tigelinha de vidro sobre o chão – como uma expressão do que tinha sido a aula!).

Mote:

‘há muitas cores, muitos tons’ em nós, em cada pessoa, em toda relação. Cada ser se apresenta a cada momento de uma cor diferente.