Aula I
Técnica:
Aquarela
Material:
Canson A4, Pincéis chatos macios no. 18, tintas (3 cores primárias), base impermeável, potes para água, bandeja para mergulhar papel, esponjas, potes para diluição da tinta, panos.
Participantes:
Gabriela, 13, Henrique, 13, Mateus, 15, Paulo, ?;
Recursos Humanos:
Deriana Miranda – professora
Tema:
Mitologia Nórdica – O Anel do Nibelungo
Caminho:
A professora contou o episódio inicial do Anel do Nibelungo: O roubo do ouro do Reno.
Passo I
Pintamos o ouro do Reno rebrilhando sob as águas
Passo II
Pintamos a fenda escura que levava até a forja de Alberich
Percepção
Foi uma aula agitada e seu tempo não foi suficiente para um bom fechamento com os alunos. Paulo não sabia como usar os materiais e tomou certo tempo para sua instrução. Isto deixou os outros agitados. Tudo correu melhor depois que todos começaram a pintar, mas sacrificou-se o fim.
Tanto Gabriela como Henrique estavam muito a vontade com o retorno. Mateus, também mostrou-se ansioso para pintar e Paulo, embora calado, mostrou bastante interesse e dedicação à pintura.
Passamos para um patamar de melhor conquista técnica: chegar às cores com maior precisão e com o gesto mais adequado. Este tipo de exigência traz uma tensão maior para a execução mas não traz peso pessoal e sim para o material. Ir atrás do almejado por um certo ponto de vista alivia a tensão interna, pois traz objetividade e metas mensuráveis (ao contrário de tensões emocionais ou psicológicas que muitas vezes não se tem como preencher).
Próxima aula: A construção do Valhalla