Relatório I 04/09/2014 (IV Pilares) fase 2

Aula I

Técnica:

Aquarela

Material:

Canson A4, Pincéis chatos macios no. 18, tintas (3 cores primárias), base impermeável, potes para água, bandeja para mergulhar papel, esponjas, potes para diluição da tinta, panos.

Participantes:

Gabriela, 13, Henrique, 13, Mateus, 15, Paulo, ?;

Recursos Humanos:

Deriana Miranda – professora

Tema:

Mitologia Nórdica – O Anel do Nibelungo

Caminho:

A professora contou o episódio inicial do Anel do Nibelungo: O roubo do ouro do Reno.

Passo I

Pintamos o ouro do Reno rebrilhando sob as águas

Passo II

Pintamos a fenda escura que levava até a forja de Alberich

Percepção

Foi uma aula agitada e seu tempo não foi suficiente para um bom fechamento com os alunos. Paulo não sabia como usar os materiais e tomou certo tempo para sua instrução. Isto deixou os outros agitados. Tudo correu melhor depois que todos começaram a pintar, mas sacrificou-se o fim.

Tanto Gabriela como Henrique estavam muito a vontade com o retorno. Mateus, também mostrou-se ansioso para pintar e Paulo, embora calado, mostrou bastante interesse e dedicação à pintura.

Passamos para um patamar de melhor conquista técnica: chegar às cores com maior precisão e com o gesto mais adequado. Este tipo de exigência traz uma tensão maior para a execução mas não traz peso pessoal e sim para o material. Ir atrás do almejado por um certo ponto de vista alivia a tensão interna, pois traz objetividade e metas mensuráveis (ao contrário de tensões emocionais ou psicológicas que muitas vezes não se tem como preencher).

Próxima aula: A construção do Valhalla