A Nova Escola

Nasce em Curitiba a vontade de uma nova escola Waldorf de Ensino Fundamental.

Idealmente ela segue os preceitos da primeira Escola Waldorf Livre.

O fundamento da Antroposofia é orientador do processo de desenvolvimento dos professores e funcionários da escola e de todas as outras pessoas que assim o desejarem.

O que é a Escola Waldorf?

Uma escola cujo currículo se baseia no estudo permanente e profundo do desenvolvimento do Ser Humano.

O currículo proposto na escola engloba aquele oferecido pelo governo federal e é acrescido de matérias, adequado à idade coveniente, e adaptado à uma abordagem trimembrada – contemplando o pensar, o sentir e o querer.

A escola almeja um ser humano capaz de se orientar segundo sua própria individualidade, em plena liberdade na vida adulta. Para tanto é preciso dar a oportunidade de crescimento a criança e garantir que vá conquistando seus próprios limites.

De que necessita a escola para funcionar?

Para acontecer uma escola é preciso que haja uma comunidade interessada, professores e famílias, e um espaço…

Base para um Jardim de Infância:

1 sala de aula

1 professor

15 alunos entre 3 e 6 anos (eventualmente uma ou duas crianças menores)

Matérias especiais como Música e Euritmia cabem no Jardim de infância uma vez por semana, mas não são básicas para o seu funcionamento.

O jardim de infância requer um espaço externo para brincadeira e trabalho, com árvores e brinquedos grandes.

Também é desejável que as crianças possam fazer caminhadas.

Grau:

1 sala

1 professor regente

1 professor de música

1 professor de inglês

1 professor de alemão

1 professor de trabalhos manuais

1 professor de educação física

1 professor de Euritmia

25 alunos (primeiro ano a partir de 6 anos)

Espaço externo para Educação Física e Recreio, no 3o ano espaço para plantio e construção, e um professor para aulas de violino.

Adiante, no 5o ano, adicionam-se matérias especiais como Marcenaria, Desenho de Perspectiva, Jardinagem, e pode-se formar uma orquestra na escola aparte do trabalho interno.

Custo?

Aluguel