A Escola Livre de Rudolf Steiner

RS faceEm 1919, na cidade de Stuttgart, na Alemanha, Rudolf Steiner (1861-1925) – filósofo, cientista e artista austríaco – foi convidado por Emil Molt, proprietário da empresa Waldorf-Astoria, para proferir uma série de palestras em sua fábrica.

Demonstrando grande interesse pelas ideias de Steiner, os funcionários da Waldorf-Astoria solicitaram que ele próprio fundasse e dirigisse uma escola para educar seus filhos.

Molt não apenas apoiou a ideia como ofereceu o financiamento necessário para a concretização da ideia dos operários.

Para aceitar o convite, Steiner enumerou quatro condições que, em sua visão, eram fundamentais para criar a escola:

1. A escola seria aberta, indistintamente, para todos os públicos.

2. Ela deveria apresentando um currículo unificado de 12 anos.

3. Os professores seriam responsáveis também pela direção e pela administração da escola.

4. A escola não deveria visar fins lucrativos e deveria ter mínima interferência governamental.

Molt concordou com as condições apresentadas por Steiner e, em 7 de setembro de 1919, foi aberta Die Freie Waldorfschule – A Escola Waldorf Livre.

Nesta proposta Steiner idealizou imprimir na alma das gerações futuras um modelo social saudável trimembrado no qual cada um assume a tarefa que lhe cabe, sem chefia ou exploração de nenhum tipo.

O que norteia o trabalho em uma proposta trimembrada é o ideal. Na escola o ideal é o conhecimento profundo do desenvolvimento humano.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade são aplicadas aos campos cultural, jurídico e econômico da escola, respectivamente. O respeito mútuo pelo trabalho do outro, a capacidade de delegação e a responsabilidade individual seriam as sementes de uma humanidade melhor.

Sob este impulso a escola abriu em 1919.

Mas a Alemanha era um país em crise pós guerra, e o Nazismo, baseado no higienismo e na estrutura hierárquica, convenceu e conquistou o povo carente e desnorteado. A escola foi fechada durante a 2a guerra e só pode ser reaberta quando o conflito terminou.

Hoje o princípio associativo da escola Waldorf procura trilhar os caminhos que Steiner apontou. As escolas repensam suas estruturas constantemente – é adequado contratar um responsável geral? Quando? Em que termos? É adequado que somente pais com muito dinheiro possam colocar seus filhos na escola Waldorf? Quais são as alternativas?

E apesar disso este tipo de escola tem surgido em toda parte. Prezando pela liberdade do ser humano e oferecendo em cada etapa aquilo que é necessário para preservar o potencial humano.