Tudo por fazer!

12 novembro 2014, Comentários 1

broto_samambaia-JB-070609-P_8631aExato! Neste momento você chega em casa e vê: não está nada pronto. Está tudo por fazer. É o almoço ou a janta, é a roupa que está por lavar. As crianças que se deve ajeitar – “banho, janta e cama.” E há as tarefas que ficaram de antes, de ontem ou para amanhã. Há o que se planejar para o trabalho e na manutenção da casa, que está velha e precisa ser arrumada.

E você, antes de dormir, há que fazer muito ainda: depois das crianças na cama há que se dar comida ao cachorro, há que se fechar as janelas, e há seu marido, sua esposa. Que cuidar do casamento, também há.

E as férias, as contas, as festas, presentes, há que se lembrar de ligar, de mandar um bilhete, uma nota, ou pelo menos no face, mandar parabéns…

Está tudo por fazer.

Tudo por fazer, até você. Você também está no meio do caminho, Metade oculto, metade revelado. Aquilo que está por fora – o feito, isso todo mundo vê. Mas há o que tem lá dentro, escondido até mesmo dos seus olhos. Isso ainda está por vir e só vai existir no futuro, e só se for feito por você.

Então abandone a preguiça. A vida tem o tempo exato para você realizar tudo isso. Não será nenhum dia mais curta ou tampouco mais longa. Aproveite este tempo tão certo para descobrir aquilo que está para ser em você.

Está tudo por fazer.

Não desista!

A vida é massa para modelar: aquilo que estava antes se transforma em outra coisa – mal o reconhecemos depois de um trabalho bem feito. Você é outro e é mais, e vai estar em si, mais rico, mais complexo, mas ainda você.

E coragem! Tudo se faz e é desfeito – precisa ser desfeito, e depois se reforma, se reinventa, se molda conforme novas forças e terá novos efeitos.

Empenhe-se neste trabalho. E descubra-se no final aquilo que você de fato devia ser e que esteve desde sempre guardado em você.

 

Deriana Miranda

Professora há 27 anos, 13 como professora Waldorf, Deriana Miranda é licenciada em Educação Artística Artes Plásticas - FAP, Licenciada e Bacharel em Letras Português/Inglês – UFPR e Especialista em Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento – UFPR. Cursou o Seminário de Pedagogia Waldorf - FEWB, frequentou o Curso Livre de Ciências Naturais e Humanas: Pesquisa e desenvolvimento da Epistemologia e Prática da Pedagogia Waldorf – FEWB, e é co-fundadora do Liceu Rudolf Steiner – empreendimento social fundamentado na Pedagogia Waldorf e do Jardim Limão Rosa, uma iniciativa Waldorf, no qual é atualmente professora.

  • Clarice Priscila Puccetti

    sempre sabias palavras …..