O ser humano inteiro e a educação.

14 agosto 2014, Comentários 0

Novamente, sem cansar e com alegria sempre tem gente pensando em uma educação melhor.

Resolvi responder um post o assunto se estendeu e pensei, acho que não cabe aqui,  então  isso me inspirou a escrever esse post, porque são tantas pessoas que pensam em educação e em respeito ao ser humano como um todo. Se você não quiser ler tudo pelo menos veja os links de filmes no final, são maravilhosos e educativos como é o tema do texto.

Associamos educação com escolarização, com alfabetização, com passar no vestibular e ser alguém na vida! Não posso me conter em pensar que a poucas décadas muitos tinham pais, avós e outros parentes analfabetos, mas será que eles não eram alguém na vida? Será que quando eles morreram ninguém sentiu falta deles, das suas histórias, dos seus afetos, do jeito que lidavam com as situações?

Como podemos acreditar que aqueles homens que faziam forno à lenha sem que a fumaça escapasse na casa eram uns nadas? E quem hoje cheio de diplomas até de engenharia civil sabe fazer chão de cimento queimado que não rache? Quem hoje sabe ir namorar sem ir ao shopping? Em tempo, estou sabendo que educação antes tinha falhas, os castigos, o decorar tabelas, a palmatória. E hoje, como fazemos parte da humanidade também falhamos ou somos muito permissivos ou bloqueamos a criatividade. Educar e viver é no mesmo lugar, na corda bamba. Educar também é corrigir os erros dos aprendizados anteriores.

Como professora formada desde 1991, (como é que pode dar um título desses para uma pessoa de 16 anos? tá, não vou me estender mais) e depois com mais 2 títulos que me licenciavam, vejo que educação a gente vai escolhendo de acordo com a maturidade própria. Não existe erros, educação é um processo e tudo vai se completando, não precisa de medo. Educação pode ser aquela que temos na escola e depois se prolonga na vida acadêmica, isso é quase um estilo de vida. Na verdade as pessoas todas o tempo todo estão ensinando. O sapateiro, o cobrador do ônibus, somos exemplo o tempo todo. Não existe linha pedagógica que abocanhe a educação como um todo, linha pedagógica é só para o mundo acadêmico, o aprendizado é a vida. A vida é a cada segundo e no meio disso, não há interrupção.

Aqui abaixo muitas outras pessoas que pensam e vêem a educação de uma forma muito bacana:

Vi um TED que recomendo, é um homem (Eduardo Marinho) que deixou a vida acadêmica e resolveu aprender, se educar de uma forma diferente, dêem uma olhada  https://www.youtube.com/watch?v=Nmob5e4ceJE

Esse filme Quando Sinto que Já Sei  assista pelo menos o primeiro minuto, https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg

Esse aqui é para aqueles que o crescimento desordenado cresceu junto com a escolarização, mas nem é disso que o filme trata, é que isso me impressionou particularmente,  https://www.youtube.com/watch?v=6t_HN9

Até mais,