Se fortalecer

21 fevereiro 2013, Comentários 1

degrade-verde-1024x768Fazer a sua própria rotina e levar isso com comprometimento além de nos transformar, nos fortalece. Acordar, fazer as refeições, ir dormir no mesmo horário diariamente nos traz mais valor.

Espaços que nos remetem a ideia de força tem rotina, e rígida. Não pense que é sem motivo! Os monastérios budistas, seminários cristãos, o exército, são exemplos de força espiritual ou física. Mas as pessoas nesses locais se submetem a uma rotina já existente. Conhecer-se e conquistar a melhor rotina para si mesmo tem portanto, muito valor.

A sua dieta deve ser a melhor para seu corpo, se o melhor para você é só comida crua, embarque nisso; se pelo contrário tudo cozido e integral, seja macrobiótica; se o que encanta é mesmo o arroz, feijão e salada, esse é seu prato. Não mude. Faça diariamente o que é melhor para o seu corpo, sem desculpas e sem exageros. O ‘diariamente’ tem sim exceção. Não vá para a pizzaria com o namorado e fique sem comer. Vá, combine com ele uma vez por semana, desfrute da pizza com o namorado. Tudo bem, o almoço de domingo é no estilo da família, comungue, não deixe de estar com as pessoas amadas por causa de tipo de refeição.

Mas quando estiver no seu ritmo diário, seja firme, é comer só o que sabe que faz bem pra você. Todos os dias. Assim seu corpo ficará acostumado a ser bem tratado, seu corpo será ativamente respeitado e amado por você e com certeza agradecerá com mais força e vitalidade. Além de se livrar das toxinas dos dias de festas.

Quando for dormir, naquele horário que sente que está com sono, não vá fazer planos para o dia seguinte, esteja pronto para o descanso, nada mais que fizer será produtivo. Seu corpo afinal disse que está com sono e quer descansar. Esse horário será o horário de terminar com o dia, todos os dias.

Então, quando acordar, a melhor rotina você apresentará de trabalho, o melhor horário será reservado para seu banho, o seu café da manhã será perfeito para te dar mais energia durante o dia. O momento que fará exercícios é aquele em que você esteja mais fisicamente disposto.

Experimente formular o melhor dia, a hora que se dedicará aos seus filhos, ao esposo/esposa, o momento em que ficará se dedicando ao trabalho. No começo a preguiça virá, o ‘daqui a pouco’, ou ‘amanhã eu como isso’, mas depois de alguns dias, seu corpo simplesmente responderá a rotina programada.

Os dias então começam a fluir melhor, porque o melhor alimento está gerando energia e vitalidade, as horas de sono suficientes, as horas do trabalho também limitadas, mas satisfatórias. Colocar dez minutos de meditação pode ser muito valioso.

Aí, os insights tem tempo para aparecerem, a conexão com o que está vindo de fora pode ser mais interessante, o foco das suas metas se exibem na sua frente e um passo após o outro você vai vencendo os dias.

Alcançando um corpo saudável, seu cérebro também estará sendo melhor alimentado e oxigenado, terá menos oportunidades para estressar e poderá responder as necessidades mais rapidamente, assim, quando preciso, ele ajudará a resolver os problemas da vida.

Quando ouvi a primeira vez ‘a rotina fortalece’ fiquei desconfiada, mas hoje que conquistei minha rotina, não quero outro tipo de vida, porque a rotina fortalece mesmo, vitaliza. Arrume logo sua rotina, isso se faz amando nossa vida e o corpo que nos permite viver.  Vamos ser fortes e valiosos!

Regiana Miranda

Professora de artes e trabalhos manuais e co-fundadora do Liceu Rudolf Steiner de educação para a autonomia de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Regiana acredita no amor como fonte transformadora da vida e inspira pessoas a se tornarem mais conscientes do seu próprio amor para viverem mais felizes e de forma mais autêntica.

  • Ana Maria Miranda

    A palavra rotina lembra roda, girando sempre. mesmo assim , a consciência de ter rotina e mantê-la ajuda o espírito, se podemos dizer assim, a se manter coeso e focado