Notícias do Liceu

27 abril 2013, Comentários 0

tecelagemO Liceu Rudolf Steiner em parceria com o Instituto Bosch, realizou na manhã de hoje uma vivência para os educadores sociais das escolas públicas da Cidade Industrial de Curitiba. O foco do trabalho estava direcionado para um olhar sobre a Biografia Humana, segundo a visão antroposófica que norteia o pensar dos trabalhos compartilhados no Liceu.

A professora Deriana Miranda contou a extraordinária biografia de Nelson Mandela que, com 94 anos, ainda atua pela paz. Em seguida o grupo foi convidado pela professora Simone Leyser Cordeiro a fazer uma reflexão sobre as características da sociedade atual, onde as biografias individuais estão inseridas; e através de um trabalho dirigido de dramatização, buscar compreender amorosamente a vida de cada um. O auge da manhã se concentrou numa tecelagem imensa, conduzida pela professora Regiana Miranda, onde cada participante pode reconhecer a trama da vida que enreda a complexidade das relações sociais.

A Secretaria de Educação também esteve presente, prestigiando todo o trabalho realizado por este incansável grupo de educadoras e educadores sociais que já esteve reunido no segundo semestre do ano passado com as professoras Deriana Miranda e Simone Leyser Cordeiro. As atividades naquele encontro tinham como norte uma reflexão sobre o Desenvolvimento Saudável da Criança.

Como diz a letra da nossa canção: “Nas linhas do tempo vão se cruzando vozes: bela rede, leve malha envolvendo som! Uma luz que surgiu no meu pensamento e no ar, em redor, vive livremente!” continuamos tecendo nossas vidas com a certeza que este é o caminho, e que não podemos ficar parados.

É um orgulho, e uma alegria inenarrável fazer parte deste grupo!

Simone Leyser Cordeiro

Deriana Miranda

Professora há 27 anos, 13 como professora Waldorf, Deriana Miranda é licenciada em Educação Artística Artes Plásticas - FAP, Licenciada e Bacharel em Letras Português/Inglês – UFPR e Especialista em Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento – UFPR. Cursou o Seminário de Pedagogia Waldorf - FEWB, frequentou o Curso Livre de Ciências Naturais e Humanas: Pesquisa e desenvolvimento da Epistemologia e Prática da Pedagogia Waldorf – FEWB, e é co-fundadora do Liceu Rudolf Steiner – empreendimento social fundamentado na Pedagogia Waldorf e do Jardim Limão Rosa, uma iniciativa Waldorf, no qual é atualmente professora.