Natal

24 dezembro 2014, Comentários 0

Geertgen tot Sint Jans (Leyden, 1460 — 1490)Este Natal vai ser a mesma correria! Presentes, lembrancinhas de última hora, a comida, as bebidas que se esqueceram de comprar e que tem que lembrar na passagem, às pressas, em uma loja de conveniência.

Vai ser a mesma escolha de roupas, de sapatos, e os arranjos, a decoração. Que preguiça!

No meio desta correria toda os seus olhos talvez pousem sobre uma imagem do Cristo nascido. Talvez no meio da balbúrdia e da falaria a estrela do alto da árvore vai te trazer uma consciência enorme do que é Natal. Assim como uma revelação.

Nesta hora você entra em um espaço diferente e consegue entender que Natal  não tem nada a ver com compras, com  comilança, com o que se veste. Você vai ver que não precisava correr, que nem precisava bebida, vai ver que não tinha a ver nem com nada que te disseram antes. Nada de Papai Noel, nada de coisa nenhuma.

Que o Natal no fim era o festejo da Grande Virada da humanidade, do ‘tomem as rédeas’, porque agora todo mundo pode tudo e só depende de cada um fazer as medidas. Porque agora todo mundo carrega a força necessária para reconstruir o mundo, para refazer laços e ser gigante frente a si mesmo.

O Natal no fim era um descoberta de uma potência enorme dentro de si, diante do que a gente até se encolhe envergonhado de ter passado o ano tão esquecido.

Nasce – de novo! – como todo o ano. Nasce o Cristo ensolarado dentro do nosso coração mangedoura. E a gente só pode ser festejo e gratidão.

Deriana Miranda

Professora há 27 anos, 13 como professora Waldorf, Deriana Miranda é licenciada em Educação Artística Artes Plásticas - FAP, Licenciada e Bacharel em Letras Português/Inglês – UFPR e Especialista em Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento – UFPR. Cursou o Seminário de Pedagogia Waldorf - FEWB, frequentou o Curso Livre de Ciências Naturais e Humanas: Pesquisa e desenvolvimento da Epistemologia e Prática da Pedagogia Waldorf – FEWB, e é co-fundadora do Liceu Rudolf Steiner – empreendimento social fundamentado na Pedagogia Waldorf e do Jardim Limão Rosa, uma iniciativa Waldorf, no qual é atualmente professora.