Chamas

6 maio 2013, Comentários 0

flames-800x800Como bandeirantes que não deixamos nunca de ser cantamos com alegria: Sobe a chama, sobe a chama, mais alto, mais alto, ilumina e aquece, nossas vidas, nossas almas! Tão bacana cantar isso em volta da fogueira, ainda tenros jovens, sem tanta experiência de vida, sem mesmo pensar do que falamos, mas sentimos, sentimos muito o calor do cantar e das pessoas em volta.

Estamos em fogo, estamos achando bom, porque nesses dias que esfriaram nossas mãos ainda estão quentes do trabalho, nossos corações estão quentes porque sabemos que estamos recebendo muito, estamos doando muito também, e vemos que a realidade é que se damos recebemos em dobro.

A vida é cíclica e sabemos muito bem disso, estamos fruindo do crescer, do viver, estamos felizes porque estamos vivos e temos chance de aquecer quem está próximo, sabemos que podemos queimar, mas temos cuidado com isso. Quando somos queimados aproveitamos para verificar a pontuação de mais uma fase da vida. Uma tatuagem natural, uma ruga, está ali, mas pode fazer com que nosso sorriso seja mais marcante, mais sincero, mais efetivo.

É lindo o sorriso das crianças, mas velhinhos sorridentes, que não reclamam são tão encantadores que não conseguimos sair de perto deles, aqueles que contam coisas, das boas e das ruins, mas a risada no final serve muito para dizer que a vida é leve e que os episódios mais pesados trouxeram leveza na vida deles, além de contrastes que iluminam e clareiam o que é para ser bem mostrado, o crescer das chamas que aquecem. Os momentos em que o coração cresce, que o amor cresce.

Nesses momentos todos os sorrisos das crianças que vemos são de se contemplar, todos os abraços de amigos que nos cumprimentam são os mais verdadeiros e fraternos, toda a vida parece fazer sentido, porque estamos simplesmente caminhando para aquecer nossos corações de uma forma que nunca mais deixem de iluminar nossas relações, atos e pensamentos.

Regiana Miranda

Professora de artes e trabalhos manuais e co-fundadora do Liceu Rudolf Steiner de educação para a autonomia de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Regiana acredita no amor como fonte transformadora da vida e inspira pessoas a se tornarem mais conscientes do seu próprio amor para viverem mais felizes e de forma mais autêntica.