Além das folias

9 fevereiro 2013, Comentários 0

Portrait of business colleagues holding each other and laughingNas reclamações e desculpas para qualquer mudança na rotina está sempre a falta de tempo. Pois bem, somos presenteados anualmente, está aí o carnaval, com tudo de bom que ele oferece além das folias. Quase uma semana para dar tempo de ajeitar a casa, arrumar gavetas, ou oferecer os dias  para os filhos, dá tempo de fazer o almoço juntos, a melhor sobremesa e depois mais tarde assistir um filme com direito a estar com toda a família enrolada no sofá comendo pipoca.

Tem quem simplesmente deteste o carnaval, mas essas pessoas só não estão sabendo aproveitar esse momento direito, olhar esses dias como bônus, aliás, todos os dias são bônus para quem sabe que a vida é um prêmio, estar trancado em casa para quem quer se conhecer por dentro ou dar uma folga a si mesmo ou ir ao seu restaurante predileto é sempre bom oferecer mimos a si mesmo.

Cada um faça o que desejar para a vida ser mais livre, os foliões que se esfalfem, aos dorminhocos que pesem sobre suas camas, aos leitores que devorem os livros que ficaram esperando por um manuseio nas prateleiras. Aos que precisam de concentração que se calem e se dêem tempo para se focar.

Assim como os dias de trabalho um bom feriado pode ser planejado, podemos descansar, rezar ou meditar, podemos fazer terapia do riso só com comédias, ou ainda tão bom: sair para visitar aqueles tios que simplesmente não vemos porque somos embotados com a vida corrida. Podemos conversar e pedir desculpas. Podemos aprender a nos perdoar aprendendo a amar mais, estando próximos de quem amamos.

Devemos aproveitar cada minuto para fazer o que é bom, ouvir as músicas mais belas e que nos inspiram, cantar durante o banho, passar todos os cremes com muito mais tempo, olhar para cada parte de si mesmo agradecendo esse maravilhoso corpo que é essencial para essa nossa forma de vida. Relaxarmos para que quando estivermos frente aos desafios, do ainda começo do ano no trabalho, tenhamos energia e vitalidade para com consciência agirmos da melhor forma.

Aliás, juntar-se aos familiares ou aos amigos é sempre uma boa opção, sentir o amor e rir. Estar perto nos dá oportunidade de olhar nos olhos e dizer obrigado pela visita, ou foi um prazer estar com vocês, além de podermos nos abraçar mais e longamente.

Que cada ato nesses dias nos lembrem da beleza da vida, uma mesa linda para servir o almoço, com direito a flores, a linda toalha e jarro, se jantarem não deixem de colocar velas, que esses dias de folga e celebração se eternizem, que a presença de cada pessoa seja valorizada e as conversas em volta da mesa possam chacoalhar os tórax de tantas gargalhadas.

Que esse carnaval seja mais um momento para sorrirmos, para olharmos os foliões na rua, para apreciarmos as reuniões e as festas, para agirmos com amor- amor para com nossos amigos, amor para nossa família, amor para nossa cultura e muito amor ao nosso tempo.

 

Regiana Miranda

Professora de artes e trabalhos manuais e co-fundadora do Liceu Rudolf Steiner de educação para a autonomia de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Regiana acredita no amor como fonte transformadora da vida e inspira pessoas a se tornarem mais conscientes do seu próprio amor para viverem mais felizes e de forma mais autêntica.